9 de janeiro de 2011

Rift Valley



O Rift Valley é um fenômeno geológico que ocorreu há milhões de anos atrás, quando as placas tectônicas  da África e da Arábia no continente asiático, afastaram-se uma da outra formando uma grande falha geológica. A extensão do Rift Valley é de cerca de 6.500 quilômetros. 

É exatamente nesta região do Oriente Médio que se encontra o ponto mais baixo da Terra, o mar Morto , com uma altitude de 400 metros negativos - abaixo do nível do mar.

Essa falha  geológica chamada de Rift Valley,  se estende desde Moçambique no sudeste da África, corta o mar Vermelho, passa pelo vale do rio Jordão no limite entre Israel e Jordânia e chega ao planalto da Anatólia norte da Síria.

Fonte: Archela, R. http://geografiadoorientemedio.blogspot.com/

5 comentários:

Eber Ventura disse...

Professora,

Muito interessante seu post. Aliás, gostaria de parabenizá-la pelo excelente blog. Com conteúdos práticos e ricos temos aprendido bastante com suas postagens.

sds,
Eber

Caarla Ariaadna disse...

GOSTEI MUITOO. EU COM ESTUDANTE ADORO SABER DESSAS PESQUISAS DE ESCOLA BEM DEFENIDA E COM OS PONTOS PRINCIPAIS.

Anônimo disse...

Obrigada!

Iury Simões disse...

Na verdade o Rift Valley foi formado pela "Separação", ou seja, movimento divergente das duas placas em um processo semelhante ao que aconteceu na formação do oceano Atlântico.

Fonte: Fundamentos de Oceanografia de Tom Garrison, 5ª edição. Pg 55


:)

felipe mulambo disse...

Muito interessante, ajudou muito na minha pesquisa, muito bom mesmo seu post.