sexta-feira

Império Grego

Império Grego ou helenístico

Período histórico na Palestina: 333 a.C. - 63 a. C


As terras da Grécia antiga correspondem a Grécia atual. A península grega projeta-se em direção ao Mar Mediterrâneo. A parte sul é montanhosa e algumas montanhas são ilhas e ficam próximas a costa. Pouca terra pode ser usada para cultivo.  Devido a esta característica natural, os gregos tiveram de encontrar outras formas de obter o que precisavam: tornaram-se excelentes comerciantes, percorrendo os mares em grandes navios.

Existem vestígios de desenvolvimento da civilização grega desde 2.000 a.C. como dos minóicos em Creta e dos micênios na Grécia continental por volta de 1500 a.C. Os principais centros da Grécia micênica eram os palácios, menos elaborados que os de Creta, mas protegidos por muros onde cada um deveria ser o centro de um pequeno reino. Estudos recentes comprovam a ocorrência de grandes terremotos na região do Mar Egeu por volta de 1500 a.C. que provavelmente destruiu grande parte dessa cultura.  Os arqueólogos estão convencidos de que os terremotos causaram a decadência dessas civilizações.

Os gregos eram conhecidos no Oriente Médio pelo nome de seu território. A Bíblia apresenta os seguintes: Javã, nome hebreu da Grécia (Gênesis 10.4); Tubal, nação grega da Turquia atual (Isaías 66.19; Ezequiel 27.13; Daniel 8.21). No Novo Testamento foram chamados de helenos e gregos (Romanos 1.14). Para os gregos, todos os não-gregos eram chamados de bárbaros, embora este termo tenha sido usado para indicar os não crentes em geral, como em João 7.35.

A polis, ou cidade-estado independente e autônoma, surgiu devido as características naturais da Grécia. Por volta dos anos 800 a 700 a.C., teve início de uma nova era para a Grécia. A economia e a tecnologia floresceram, seguidas de progressos na arte e na cultura, com o desenvolvimento de um alfabeto próprio. O surgimento dos Jogos Olímpicos também é desse período, com data tradicional em 776 a.C. Neste período teve início uma expansão colonial e um grande desenvolvimento cultural.

Entre o ano 513 e 333 a.C., persas e gregos lutaram pela supremacia no Oriente Médio. Finalmente, Alexandre, o Grande, invadiu a Pérsia, conquistando tudo. As conquistas de Alexandre submeteram Israel ao controle grego, como também à cultura e ao pensamento grego.


Algumas cidades se tornaram centros culturais importantes, como Atenas, com templos e lugares onde os pensadores se encontravam para discutir idéias, e Corinto, importante porto que possibilitava o comércio entre o Mar Egeu e o Mar Adriático. A estrutura da civilização grega foi rompida com a expansão do Império Romano, mas a herança intelectual e cultural impregnou o mundo romano.

O resultado das conquistas de Alexandre foi incalculável. Com ele se inicia a compenetração mútua da civilização grega com as culturas orientais. O veículo desta cultura chamada helenismo, seria a língua grega. Seus centros de difusão foram as novas cidades, e as cidades sobreviventes, aos quais mudam sua estrutura e arquitetura para imitar as polis da antiga Grécia. A introdução do helenismo na comunidade judaica provocou muitas reações.

4 comentários:

Samara Salles disse...

Olá Ro Archela! Amei seu blog! Maravilhosa contribuição cultural, fascinante! Muitas saudades minha querida... do bymk, estou ausente, voltei há uns quinze dias atrás par rever amigas. Feliz no curso, atravessei o primeiro ano com todos so seus desafios, muito bem, agora a vida prossegue minha linda!Grande e caloroso abraço minha amiga!

Fê Dutra disse...

Oi Ro, que delícia saber que compartilhamos da mesma profissão. A de ensinar geografia.
E esse texto é ótimo pra trabalhar.
Colei aqui, pra não te perder mais.
Um beijo

Anônimo disse...

Olá Ro, meu nome é Isadora, tenho 14 anos.
Estava pesquisando sobre o assunto para um teste seletivo que vou fazer mês que vem. No panfleto de conteúdos, esse assunto vem em historia. Eu posso estudar com base nesse seu texto ou não?

Ro Archela disse...

Isadora pode sim. Só veja se os conteúdos indicados para seu teste estão todos aqui. O que está aqui está correto. Sucesso em seu teste!
Rosely