17 de agosto de 2010

Mapas e Orientação no Espaço Geográfico

Os mapas representam parte da realidade do espaço geográfico e são instrumentos importantes para a geografia. Um mapa permite a visualização das ocorrências dos objetos e das informações apresentadas.

Mas para visualizar essas informações num mapa, é necessário ter domínio da linguagem cartográfica. A partir daí, fica mais fácil encontrar os diferentes lugares no mapa e até mesmo compreender algumas relações espaciais. Para que isto ocorra, é importante que se tenha algumas noções de orientação, escala e legenda. Estes três elementos, são fundamentais para a leitura de mapas.

A orientação começa com a relação entre dois lugares. Veja um exemplo: Se você está no estado do Paraná, você está a sul de São Paulo e a norte de Santa Catarina. No entanto, Paraná e Santa Catarina são estados da região sul do Brasil (mapa 1). Verifique que quando se fala em orientação, geralmente coloca-se um lugar em relação à outro. O estado do Paraná, por exemplo, situa-se ao sul em relação à São Paulo e ao norte, em relação à Santa Catarina.

Você também poderá observar a orientação do mapa no globo terrestre. Esta orientação poderá ser conhecida pela indicação das coordenadas geográficas ou somente por meio da indicação norte. É importante lembrar que quando o mapa não apresenta nenhuma indicação, considera-se que a direção norte fica na parte superior da folha.

A escala também é fundamental porque ela serve para mostrar quantas vezes as medidas da realidade foram reduzidas para serem representadas no mapa. É a escala que apresenta a proporção entre a dimensão real do lugar e a sua representação no mapa.

Geralmente, os mapas apresentam a escala gráfica porque ela possibilita o cálculo das medidas.

A escala do mapa 1 é uma escala gráfica. Observe que a medida da linha da escala corresponde a 500 quilômetros (na realidade).

A partir da escala, você poderá calcular distâncias em qualquer mapa, utilizando apenas uma régua. Porém, as medidas serão sempre aproximadas, uma vez que os mapas temáticos representam grandes extensões de terra que são reduzidas para caber na folha de papel. As medidas exatas são obtidas em cartas topográficas , porque estas possuem escalas grandes, mais próximas da realidade.

A terceira noção, indispensável para uma boa leitura do mapa, é a compreensão da legenda. Todo mapa possui uma legenda. Ela permite estabelecer uma correspondência entre as informações escritas ou numéricas, e os símbolos ou cores apresentados no mapa. Pode-se dizer que a legenda é a chave para a entrada em um mapa.

Alguns símbolos de mapas, são comuns no mundo todo. Como a água, que na maioria dos casos é representada pela cor azul, a vegetação que é representada pelo verde e as construções, pelo vermelho. No entanto, dependendo do tema representado, utiliza-se outras cores e símbolos que comunicam a informação, da melhor forma possível.

1 - Divisão Política do Brasil

8 comentários:

Anônimo disse...

Este artigo foi extremamente interessante, especialmente porque eu estava à procura de ideias sobre assunto nesta quinta-feira passada.

Beth Bucker disse...

Adoro geografia, no meu blog eu coloquei o link de um desafio, que é descobrir o numero do seu QI de viagens (em inglês Traveller IQ)
o meu foi 120 e não consigo subir, pois tenho dificuldades na África, muito interessante,beijos Beth
http://www.travelpod.com/traveler-iq

Anônimo disse...

Very good article! We are linking to this great
article on our website. Keep up the good writing.


Feel free to surf to my blog ... self defense - -

Anônimo disse...

Hello there! This post could not be written any better!
Looking at this post reminds me of my previous roommate!

He continually kept talking about this. I am going to
send this information to him. Pretty sure he will have a great read.

Thank you for sharing!

Visit my site Shreveport Martial Arts

Anônimo disse...

I've been exploring for a little for any high quality articles or blog posts in this kind of area . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this web site. Studying this info So i'm glad to express that I have
an incredibly just right uncanny feeling I came upon just what I needed.
I such a lot certainly will make sure to do not overlook
this website and provides it a look on a constant basis.

Visit my blog post :: industrial painting

Anônimo disse...

Hello there! This post could not be written any better!
Reading through this post reminds me of my previous room mate!
He always kept chatting about this. I will forward
this article to him. Pretty sure he will have a good read.
Thank you for sharing!

My web blog - roofing contractor Sugar Land

Anônimo disse...

I'm extremely impressed with your writing skills and also with the layout
on your weblog. Is this a paid subject or did you customize
it yourself? Either way keep up the excellent high quality writing,
it is rare to see a great blog like this one these
days..

My web blog baltic amber necklace for teething

Anônimo disse...

Thank you for any other informative blog. Where else may just I am getting that type of info written
in such a perfect approach? I've a venture that I am simply now running on,
and I've been at the glance out for such info.

Have a look at my blog post; Best Ways To Make Money